Buy

iPhone lento? Veja como deixar seu iPhone mais rápido.

Siga as dicas a seguir para tentar avaliar qual é o seu caso.


 1  A bateria é antiga?

Antes de tentar qualquer outra coisa, é importante você avaliar se não é a bateria física do aparelho que está causando lentidão nele.

Como se sabe (e a própria Apple confirmou isso), em modelos entre o iPhone 6 e o iPhone 7, um desgaste físico na bateria pode ativar uma limitação de performance no sistema, para evitar que o iPhone desligue sozinho antes do tempo.

Ou seja, o fato da bateria estar desgastada pelo tempo é um fator que reduz pela metade a performance de todo o sistema. Então, em casos assim, a simples troca da bateria física já é capaz de dar uma vida nova ao aparelho.

O próprio sistema pode lhe mostrar o estado da sua bateria. Vá em Ajustes › Bateria › Saúde da Bateria e veja a porcentagem da Capacidade Máxima dela. Se estiver menos de 79%, então o sistema irá reduzir a performance geral e deixar tudo mais lento. É realmente hora de trocar.

 

2  Esvazie seu iPhone

Muitas vezes um iPhone lento pode ser culpa da capacidade interna lotada. Neste caso, você terá que fazer um esforço para eliminar o peso morto que possa existir nele. Principalmente se seu modelo é dos antigos com 16 ou 32GB de capacidade.

Para isso, seja forte e ataque as causas principais:

  • Apague aplicativos que você não usa há mais de 2 meses. Inclusive o iOS 11 trouxe a possibilidade de desinstalar automaticamente aplicativos que você não usa, liberando assim espaço.
  • Elimine mensagens antigas, tanto no iMessage quanto em outros apps, como o WhatsApp.
  • Limpe os cookies e dados do Safari que geralmente ficam escondidos ocupando lugar. Vá em Ajustes › Safari › Limpar Histórico e Dados dos Sites, e limpe tudo.
  • Copie suas fotos para um lugar mais seguro, como um HD externo, algum serviço de nuvem ou até mesmo seu computador e depois apague-as do iPhone. Deixar todas as fotos apenas no celular não é seguro, pois se roubarem o aparelho ou ele estragar, você perderá tudo. Sem falar que geralmente são o principal motivo de falta de espaço no aparelho.

  Encerre processos automáticos em background

O sistema possui alguns processos que ficam rodando em segundo plano que podem deixar o iPhone lento. Eles geralmente são importantes, mas pode acontecer de você não precisar de alguns deles. Então o melhor é fechá-los, para não atrapalhar a performance.

Primeiro vá em Ajustes › Geral › Atualização em 2º Plano e desmarque todos os apps que você não precisa que sejam atualizados sem você precisar abri-los.

Continue nos Ajustes e acesse o menu iTunes Store e App Store e desligue todos os downloads automático das lojas.

 4  Diminua as animações e os efeitos visuais.

O iOS possui belas animações e efeitos visuais que dão um toque especial na usabilidade. Mas se seu aparelho for mais antigo, talvez ajude a performance geral se você desligar estes efeitos.

Para isso, vá em Ajustes › Acessibilidade › Movimento e ative a opção Reduzir Movimento.

 

 5  Faça uma restauração limpa

Por vezes, quando ficamos muito tempo apenas atualizando o iOS, versão em cima de versão, pode acontecer de resquícios de códigos antigos ficarem perdidos no interior do sistema, muitas vezes ocupando um espaço desnecessário e até ocasionando certos bugs no aparelho.

Por este motivo, é sempre aconselhável de vez em quando fazer uma restauração completa do sistema, instalando tudo do zero e não aproveitando o backup. Com isso, temos a certeza que apenas o sistema novo estará presente no aparelho.

Esta é uma solução radical e deve ser aplicada apenas se as outras dicas não deram resultado. É preciso ter consciência que a restauração limpa pode apagar dados caso eles não estejam guardados em alguma nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *