iOS

Apple lança o iOS 14.5; confira as novidades

A Apple lançou nesta segunda-feira (26) o iOS 14.5, sistema operacional usado nos iPhones e iPads. Entre os novos recursos estão a capacidade de desbloquear o iPhone com o Apple Watch se você estiver usando uma máscara no rosto, vozes mais diversas para Siri, novos controles de privacidade, opções de tons de pele para melhor representar os casais em emoji e muito mais.

Destaque para a privacidade

O recurso de maior destaque, e também o mais controverso, nesta versão do iOS é o App Tracking Transparency (ATT): aplicativos agora precisam obter a permissão do usuário antes de rastrear seus dados em aplicativos ou sites de terceiros para publicidade ou para compartilhar seus dados com corretores de dados (data brokers). Em Configurações os usuários poderão ver quais aplicativos solicitaram permissão para rastrear, para que possam alterar suas escolhas a qualquer momento.

Na prática, a mudança na política de privacidade da Apple torna o rastreamento mais difícil para empresas que faturam com propaganda direcionada, e é por isso que empresas como o Google e o Facebook se opõem a ela. As principais prejudicadas serão as data brokers – empresas que coletam, armazenam, processam, compram e vendem dados dos usuários. Elas agregam milhares informações para criar perfis de consumidores que podem ser usados ​​para publicidade direcionada.

Além disso, os usuários do Maps que estejam caminhando ou andando de bicicleta podem compartilhar seu horário estimado de chegada para que seus amigos e familiares saibam a que horas podem chegar.

O iOS 14.5 também tem melhorias para aumentar a estabilidade da conexão e reduzir o consumo de bateria e de dados em redes 5G. E o sistema é essencial para quem quiser experimentar as etiquetas eletrônicas da Apple, as AirTags, que podem ser usadas para localizar objetos do dia a dia como bolsas, mochilas, chaveiros, etc.

A atualização para o iOS 14.5 é gratuita, e está disponível em todos os aparelhos que suportam o iOS 14.

Fonte: Apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *